A confiabilidade dos Evangelhos !!

sábado, 31 de dezembro de 2011


.
Podemos citar três razões que demonstram a confiabilidade da narrativa dos evangelhos:
Razão nº1: Os evangelhos foram escritos num período próximo aos eventos narrados. Isso é muito importante porque indica que os evangelhos foram escritos por testemunhas oculares e pessoas próximas às diversas testemunhas oculares. O fato de as testemunhas oculares estarem vivas no tempo em que os evangelhos foram escritos é crucial porque elas poderiam desmentir qualquer informação mentirosa.
Há muitas evidências que demonstram que os evangelhos foram escritos cedo. Há evidências internas, como por exemplo: o livro de Atos termina bruscamente com Paulo esperando seu julgamento (At 28.31) o que indica que Lucas, o autor, terminou o livro naquele período. Sabe-se que Paulo foi martirizado entre 63 e 64 d.C. Sabe-se também que o livro de Atos foi escrito por Lucas depois de seu evangelho (At 1.1). Logo, o evangelho de Lucas foi escrito no máximo, apenas trinta anos após o ministério de Jesus.
Outro exemplo de evidência interna é a ausência de qualquer referência no Novo Testamento da destruição de Jerusalém em 70 d.C. Isso claramente aponta o fato de que todos os livros no Novo Testamento foram escritos em data anterior a 70 d.C. É notável o fato de que Jesus profetizou que Jerusalém seria destruída (Mc 13.1-4,14,30). E Jerusalém foi realmente destruída no ano 70 d.C. assim como Jesus profetizou. Sem dúvida os autores do Novo Testamento, que estavam preocupados em provar que Jesus é o Filho de Deus, teriam citado o cumprimento dessa profecia para apoiar sua argumentação.
Há também evidências relacionadas aos papiros com fragmentos do Novo Testamento que sobreviveram até nossos dias. O papiro conhecido como Chester Beatty é datado de 200-250 d.C.; o papiro Bodmer II de 200 d.C.; o papiro Early Chrisitian de 150 d.C.; e o papiro John Rylands MSS de 130 d.C. Esses papiros comprovam que os evangelhos foram escritos em data próxima aos eventos narrados.
Há evidências relacionadas aos escritos patrísticos. Por exemplo, a epístola de Policarpo aos filipenses foi escrita em 120 d.C., as cartas de Inácio em 115 d.C. e a epístola de Clemente aos coríntios em 95 d.C. Todos esses escritos contém inúmeras citações dos evangelhos e demais textos do Novo Testamento.
Portanto, se concluí que os evangelhos passam do teste mais ácido de todos os escritos da Antiguidade. Os evangelhos foram escritos na mesma geração que viu os eventos narrados. O fato dessa geração ter preservado os evangelhos para as gerações posteriores indica o fato de que não houve nenhuma distorção ou fraude na narrativa dos eventos.
Razão nº2: Os eventos narrados nos evangelhos são solidamente apoiados pelas descobertas históricas e arqueológicas. A arqueologia comprova a historicidade de eventos, pessoas e lugares descritos nos evangelhos. Por exemplo: Em Lucas 2.1-3 está escrito que foi realizado um censo no período em que Quirino era governador da Síria. Sabe-se hoje que os romanos realizavam um censo a cada 14 anos e que esses censos tiveram início com César Augusto. Inscrições encontradas em Antioquia confirmam que Quirino iniciou seu governo em 7 a.C. Em Lucas 3.1 é citado um governador chamado Lisânias. Foi encontrada uma inscrição próximo à cidade de Damasco que comprova a existência dele. Em João 19.13 é mencionado um pavimento de pedra, chamado Gábata, localizado no palácio de Pilatos. O arqueólogo William Albright comprovou que esse pavimento existiu, foi destruído em 70 d.C. e reconstruído pelo governador Adriano. Esses são apenas alguns exemplos das descobertas arqueológicas que comprovam a historicidade dos eventos narrados nos evangelhos.
Razão nº3: Os evangelhos não foram alterados com o passar dos séculos. Esse fato é comprovado por evidências maciças. Primeiro, há cerca de 4.000 manuscritos completos do Novo Testamento em grego espalhados pelos museus do mundo, e cerca de 13.000 manuscritos com fragmentos do Novo Testamento. É uma diferença monumental se comparado com outras obras da Antiguidade: há apenas dez manuscritos de Guerras Gálicas de Júlio César, dois manuscritos de Anais de Tácito, e sete manuscritos gregos das obras de Platão.
Segundo, os manuscritos do Novo Testamento foram encontrados em diversas localidades como Egito, Síria, Turquia, Itália, Grécia e Palestina.
Terceiro, os manuscritos do Novo Testamento que sobreviveram aos nossos dias foram escritos transcritos próximos aos manuscritos originais escritos pelos próprios autores. Há papiros com fragmentos do Novo Testamento que datam de 50 a 100 anos após a escrita dos originais. Há manuscritos completos que datam de 400 anos após a escrita dos originais (por exemplo: Codex Sinaiticus, Codex Alexandrino, Codex Vaticanus). Há uma diferenaça descomunal aos outros escritos da Antiguidade. Por exemplo: o manuscrito mais antigo que temos da História de Tucídes, é de 1300 anos após o original; História de Heródoto de 1350 anos; Guerras Gálicas de Júlio César de 950 anos; História de Tácito de 750 anos; Anais de Tácito de 950 anos. Entre os milhares de manuscritos do Novo Testamento que possuímos hoje, há diferenças mínimas, que são apontadas em notas de rodapé nas traduções modernas. Essas diferenças mínimas em nada alteram a doutrina cristã e podem ser superadas através da análise do que diz a maioria dos manuscritos.
A conclusão a que os estudiosos chegam é que nenhum outro documento da Antiguidade é tão confiável como os evangelhos e os demais livros do Novo Testamento.

Por Davi Lago
Fonte: [ NAPEC ]

Os Porcos estão na Sala...

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011



 


Minha mãe contou para mim uma historinha muito bacana de sua infância. Quando era pequena o seu pai possuía uma porca que deu a luz a uma manada de porquinhos. Ela logo se afeiçoou a um dos porquinhos que havia nascido. Então com a permissão de seu pai adotou o porquinho, e passou a dedicar a ele uma série de cuidados. O lavou, alimentou, fez uma caminha para ele, e resolveu criá-lo dentro da residência dos pais. Depois de um tempo cuidando o porquinho em um ambiente limpo, resolveu sair para rua para passear com seu porquinho de estimação. Assim que o porquinho viu a porta da casa se abrir, enlouquecidamente fugiu em disparada. Minha mãe desesperada corria atrás do porquinho na esperança de resgatá-lo, acabou perdendo-o de vista. Até que depois de um tempo procurando, ouviu barulhos que vinham de trás da estrebaria das vacas. Ao se aproximar para seu escândalo encontrou o seu adorável porquinho rolando e se lavando no esterco que escorria do recanto da estrebaria... 

Existem pessoas que por muito tempo viveram e foram condicionadas ao cabresto, praticando toda sorte de radicalismos religiosos, penitências, praticas extravagantes etc. Mas na primeira oportunidade que lhes é proposta de se sentirem livres para as decisões da vida, correm rapidamente para se lavar no esterco... Pois no fundo, em suas naturezas, sempre foram porcos... Na verdade, existem problemas que são provenientes da religião, mas existem problemas que nem a religião pode conter ou a liberdade pode curar...

Leandro Barbosa

4 Razões porque eu não assisti o festival Promessas da Rede Globo!!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011


.
"Aleluia! Chegamos lá! Que Bênção, o Brasil todo está vendo a música gospel na tela da Globo. Aha, Uhu, a Globo é nossa!

Pois é, essas são algumas frases que recebi de irmãos em Cristo sobre o Festival Promessas, promovido pela Rede Globo de Televisão. Ao contrário destes e de milhares de evangélicos deste país, eu não vejo esse evento com bons olhos. Na verdade, a impressão que tenho sobre este festival é a pior possível.

Ora, vamos combinar uma coisa? É ingenuidade da nossa parte achar que a Vênus Platinada, resolveu alegremente privilegiar a música evangélica brasileira, não é verdade? É claro que os interesses globais estão bem além dos ritmos e melodias entoadas pelos cantores evangélicos tupiniquins.

Isto posto enumero dentre muitas, pelo menos 04 razões pelas quais eu não assisti o Festival promessas:

1- A motivação da Rede Globo de televisão é exclusivamente financeira. É sabido que os evangélicos são os que menos pirateiam CDS e DVDS. Um publico deste tipo é interessantíssimo, o que contribui para o desejo platinado de adentrar em um mercado tão promissor.

2- A briga com a Record. A Globo nitidamente resolveu polarizar com a Rede Record tentando trazer para o seu lado milhões de evangélicos decepcionados com a TV de Edir Macedo. Na verdade, o objetivo final da emissora carioca é audiência, dinheiro e novos negócios além é claro de esvaziar a audiência da concorrente.

3- O famigerado show business evangélico. Os shows evangélicos afrontam o nome de Deus. Em nome de um cristianismo tosco, cantores comercializam a fé fazendo da adoração ao Senhor um grande e bom negócio.

4- A industria do entretenimento gospel. Em nenhum momento nós vemos nas Escrituras qualquer tipo de mandamento ou instrução por parte do Senhor de que a Igreja deveria promover entretenimento. A igreja foi chamada para glorificar a Cristo e pregar o Evangelho da Salvação Eterna. Ao fazer de Deus seu instrumento de lazer e descontração, a igreja peca contra o sétimo mandamento tomando o nome do Senhor em vão.

Pense nisso!

Por: Renato Vargens
Fonte: [ Blog do autor ]

Concordo com o Pr. Renato Vargens e assino embaixo. Eu na verdade fui conferir o video compacto deste festival para investigar o que ocorreu. Resultado: uma vergonha!!!

Os únicos que ganharam com este festival "antropocêntrico" foi a Globo e os próprios "cantores profissionais". Imaginem que este festival custou aos cofres públicos o valor de R$2,9 milhões (veja aqui). Ora, não precisa ser expert em organização de eventos para saber que um show desse porte não custa somente isso! Existem sim valores não divulgados provindos de patrocínios e também da própria Globo, além de outras fontes de lucros não declarados. Imaginem para quem vai grande parte desta verba como cachê...

Sem falar nos "artistas" contratados para participar do evento. O que existe de mais pobre no contexto teologico em musicalidade estão expressos nas letras destas músicas apresentadas. As mesmas contém muitos, mas muitos erros teológicos, alguns deles gravíssimos, sem falar no antropocentrismo das músicas e nos comportamentos dos artistas e seus seguidores.

Não consegui assistir até o final para chegar a conclusão, repito novamente: uma vergonha!
"Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com entendimento". 1 Co 14:15
Ruy Marinho


Comentário Shalom:

De fato, isto é uma vergonha!!! A igreja tem se tranformado cada vez mais, em um circo de palhaços e um publico que cada vez aumenta mais, e deixou ser um lugar de adoração e entrega para ser um lugar de entreterimento e descontração, e no mesmo saco não podemos esquecer da "Marcha para Jesus", as famosas campanhas de properidade e afins. Mais o pior de tudo isso é que muitos  de nossos amigos cristãos se tem deixado levar por esses enganos e ainda pensam que esta tudo certo e que Deus esta no negocio, as vezes trocam um culto de oração a Deus para ficarem fazendo caravanas e aplaudirem esse culto antropocentrico!


.

Silas, René, Valnice. Todos juntos ao lado da "visão celular

terça-feira, 13 de dezembro de 2011





Nesse último final de semana em Brasília (17 a 19/07/08), durante o Congresso Passando o Manto, com líderes da Visão celular como: Apóstolo René Terra Nova, Apóstola Valnice Milhomens e Profeta Dr.Morris Cerullo e Rev. Dr. Mike Murdock, entre outros, o pastor assembleiano Silas Malafaia, que dizia nunca dividir o mesmo altar com gedozistas, mas que junto com nossos pais apostólicos em tudo quanto é congresso da Visão, sobe o mesmo altar mais uma vez e pediu em público diante de uma tremenda e apostólica multidão, PERDÃO a Apóstola Valnice Milhomens, pelas ofensas, agressões verbais e calúnias que liberou durantes muitos anos a Ap. Valnice, por causa da Visão.Após essa atitude mais que devida, a multidão liberou brados extravagantes e muitas lágrimas e línguas diante dessa tão maravilhosa e dígna atitude. Sem esquecer que no mesmo dia, Silas abraçou reconciliando-se com os ministros do Min. Trazendo a Arca (ex-Toque no Altar), a quem Silas Malafaia havia ofendido sem direito de resposta em uma de suas pregações-políticas em uma determinada denominação.Fala tanto que se perde, e tem que constantemente estar se retratando, em público por suas atitudes e conceitos pré-elaborados, que muitas vezes pode levar a "Forca" pessoas inocentes, como no caso do Povo da Visão Celular, que quase foi massacrado devido seus (nossos) ideais, por "crentes" sem nenhum conhecimento do Reino.
Hoje Silas está mais envolvido com a Visão do que muitos discípulos, isso sem esquecer do perdão que ele pediu ao Apóstolo René em um encontro de pastores nos EUA.
Silas como sempre, muda de idéias e de conceitos facilmente como quem muda de roupa. Antes era contra a doutrina da prosperidade e hoje vive elogiando o Profeta Morris Cerullo e o Rev. Mike Murdock; vivia condenando a doutrina do G12 e hoje vive nos elogiando e pegando carona em nossos congressos.
E nossos apóstolos René e Valnice, pais e verdadeiros Profetas de YHWH, que mais uma vez vêem se cumprir mais uma de suas profecias:
"Todos aqueles que nos afrontaram e caluniaram irão em breve se reder a Visão celular no Modelo dos 12, em nome de Yeshua!"Fonte: [ http://diariodeumprofeta.blogspot.com/2008/07/mais-uma-de-silas-malafaiae-de-yhwh.html ]
Depois deste texto acima, digno do "povo apostólico gedozista", para quem ainda tinha dúvidas, aí está mais uma "testemunha apostólica" relatando o ocorrido na conferência "Passando o Manto" em Brasília, que aconteceu ano passado, quando o Pr. Silas Malafaia esteve presente em sua primeira participação em congresso juntamente com o pessoal do G12 no Brasil.O interessante é a profetada em que os "pais e verdadeiros profetas de YHWH"(segundo o povo apostólico), Sr. René e Srª. Valnice, "profetizaram" a respeito daqueles que se opõem à visão celular no modelo dos 12. Parece que a "profetada" se cumpriu em Silas, ou o mesmo resolveu "cumpri-la" em si próprio... Pela lógica, fico com a segunda opção.!

Prece!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011



Meu Deus,
Cheguei onde cheguei com uma mochila nas costas. Trago momentos bons; e em todos algum pranto. Somo esses momentos e descubro que estou perto de me ver expulso de uma zona de conforto. Julguei maus aqueles que despedaçaram o aquário onde eu me sentia acolhido. Mas, graças a eles, aprendo a nadar no rio selvagem – obrigado a desviar de pedras. Não posso despencar em cascatas.

Não azedei. Não guardo rancor de gente cheia de ira, que me estapeou em nome de ideias. Do fosso da solidão, passei a despir dos andrajos das pretensões grandiosas. Em minha tristeza, notei também o teu jeito delicado quando pinçaste as cicatrizes ainda abertas.

De tudo, sobrou um pedido: Ensina-me a contar os dias que ainda não existem – e que nem sei se viverei. Por enquanto, preciso de ajuda, quero tirar do alforje que carrego nas costas, coisas boas e ruins, o material de minha esperança.



Soli Deo Gloria






Ricardo Gondim



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comunidade Evangelica Shalom RS

Tempo!!